NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Grafeno o material do futuro

tudo sobre o grafeno
O grafeno se obtém a partir de uma substancia abundante na natureza, o grafite que já faz parte da nossa vida cotidiana, já que é usado para fabricar os mais variados objetos, desde a ponta de um lápis ate pilhas alcalinas.
Apesar do grafeno ser conhecido desde 1930 ele foi abandonado por ter sido considerado instável demais, até que em 2004 os cientistas russos Konstantin Novoselov e Andre Geim conseguiram isolar o elemento e graças a esses estudos ganharam o premio Nobel em 2010.
Os experts consideram que suas utilidades sejam praticamente ilimitadas e que as barreiras de sua aplicação são somente as da imaginação.
O grafeno também é o material mais forte disponível, segundo os cientistas da Universidade de Columbia que divulgaram a descoberta na revista Science.
Descrito como o 'Material de Deus' o grafeno é considerado material do futuro e é aplicado em diferentes campos como:
computadores, carros, telefones celulares, aparelhos de som são coisas do cotidiano em que o grafeno poderia se aplicar. Por suas propriedades, o grafeno pode ser matéria prima para fabricação de aviões, satélites e veículos espaciais tornando-os mais seguros, seu uso também poderá mudar a construção civil tornando os edifícios mais resistentes.
A maioria das pesquisas enfatizam suas aplicações no campo da eletrônica, onde sua capacidade de armazenar energia pode dar vida mais longa as baterias e tempo de carregamento reduzido, estabelecer conexões rápidas e até mesmo ajudar a melhorar o meio ambiente substituindo materiais contaminantes que usamos atualmente,  também não podemos esquecer sua relevância no campo da saúde, próteses de grafeno podem substituir as atuais e até mesmo ser aplicado para melhorar o tratamento de algumas doenças

Como é o grafeno?


É um material muito duro, resistente, flexível e leve; permitindo que se molde de acordo com as necessidades de cada caso, ele também é um ótimo condutor de calor e eletricidade; e se mantem estável mesmo quando submetido as altas pressões. O grafeno é capaz de gerar eletricidade através de energia solar, o que torna um material muito promissor no campo da energia limpa.

Algumas aplicações:

Dispositivos flexíveis 


De acordo com alguns especialistas touchscreens de grafeno vão ser produzidos em escala em larga escala em no máximo cinco anos, dispositivos eletrônicos deixaram de ser rígidos e serão flexíveis, eles poderão dobrar e mudar de forma, o difícil é imaginar todas as possibilidades que ele pode trazer para a industria do entretenimento

Desenvolvimento de redes de comunicação sem fio ultra-rápidos

Na universidade Georgia Tech nos Estados unidos estão sendo realizados estudos com antenas wireless de grafeno que podem permitir transferências de dados sem fio a 100 terabits por segundo.

Baterias mais duráveis.

Com esta tecnologia as baterias terão a carga 5 vezes mais rápida e vão durar 10 vezes mais, tendo autonomia para ate uma semana com uma única carga.

Vem com a gente!!!

Bolsa de valores