NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

sábado, 15 de abril de 2017

Fim do lixo causado pelas garrafas PET

Cientistas japoneses descobrem uma bactéria que “irá acabar” com o lixo causado pelas garrafas pet!

Microrganismo foi encontrado em usina de reciclagem de lixo no Japão.
Molécula da criatura pode ser usada para tratar problema de poluição sólida.
cientistas descobrem bactéria que decompõe 100% da garrafa pet
Figura 1 (Foto: Twentyfour Students/CC)

Cientistas japoneses descobrem bactéria capaz de decompor completamente o polietileno tereflalato – material usado principalmente na confecção de garrafas pet.

Microrganismo esse que, oferecerá uma perspectiva mais viável ao uso das garrafas pets que são diariamente descartadas nos centros das grandes cidades. A bactéria, batizada de Ideonella sakaiensis, alimenta-se basicamente de Pet!

Segundo os cientistas, a descoberta é surpreendente, porque a bactéria aparenta ter adquirido a capacidade de degradar esse tipo de plástico em um processo que durou poucas décadas. Na escala da evolução biológica, é um piscar de olhos.

Esse estudo foi liderado pelo biólogo Shosuke Yoshida, do Instituto de Tecnologia de Kioto, Yoshida descreveu como uma colônia de microrganismo conseguiu degradar uma folha fina de PET em 6 semanas. Muitos podem dizer “mas 6 seis semanas é muita coisa” Pode até parecer muito tempo, mas muitos se esquecem que esse mesmo material na natureza levar centenas de anos para se degradar e desaparecer.

Dados da Abipet (Associação Brasileira da Indústria Pet). “90% do consumo de pet no Brasil são utilizados na produção para bebidas e alimentos tais como Refrigerantes, Água, Óleo, Comestíveis etc.”

Índices apontam que nosso planeta produz aproximadamente cerca de 50 milhões de toneladas de PET por ano, e que somente menos de 15% desse material seja reciclado! Uma grande quantidade desse matéria que não consegue ser contido em aterros sanitários nem incinerado acaba indo parar em rios e mares.

Por: Herbert Silva Lima